Sargento do Exército

Escolas de Formação de Sargentos

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A Escola de Sargentos de Logística (EsLog) é um estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, situado no Rio de Janeiro responsável pela a formação dos Sargentos de Carreira do Exército das seguintes qualificações militares: Manutenção de Comunicações, Saúde, Intendência, Material Bélico (nas suas 3 variantes, Manutenção de Viaturas, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Música e Topografia.


Organização Curricular

Processos de Aprendizagem:

A educação e o aprendizado; diferentes formas de aprender; definições da Educação On-line; elementos característicos da Educação On-line; como aprendemos; atitudes para um bom aprendizado e Mapas Conceituais.

Matemática:

Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos, Funções, Função Linear, Função Afim e Função Quadrática, Função Modular, Função Exponencial, Função Logarítmica, Trigonometria, Contagem e Análise Combinatória, Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares, Sequências Numéricas e Progressões Geometria Espacial de Posição, Geometria Espacial Métrica, Geometria Analítica Plana, Geometria Plana, Polinômios, Equações Polinomiais.

Língua Portuguesa:

Leitura, interpretação e análise de textos, Fonética, ortografia e pontuação, Morfologia, Morfossintaxe, Noções de versificação, Teoria da linguagem e semântica, Introdução à literatura, Literatura brasileira, Redação, Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.

História do Brasil:

A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI, O Sistema Colonial Português na América: Estrutura político-administrativa; estrutura socioeconômica; invasões estrangeiras; expansão territorial; interiorização e formação das fronteiras; as reformas pombalinas; rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas. O Período Joanino e a Independência, Brasil Imperial, Brasil República:Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas, crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.

Geografia do Brasil:

O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras, fusos-horários e a federação brasileira. O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos. Políticas territoriais: meio ambiente. Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial, a energia e o meio ambiente, os complexos agro-industriais e os eixos de circulação e os custos de deslocamento. A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o espaço das cidades. Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América do Sul.

Inglês:

Competências e Habilidades: Compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção escrita; Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais; Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições de produção. Conteúdos linguístico-textuais: Denotação e conotação; Sinonímia e antonímia; Correlação morfológica, sintática e/ou semântica; Pronomes e suas referências; Artigos (definidos e indefinidos); Singular e Plural; Verbos no tempo presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa; Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro, em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa; Comparativo e superlativo; Adjetivos e advérbios e suas posições nas frases; Quantificadores (many, much, few, little, a lotof).

Valor: 12x de R$ 46,67 sem juros.


Procedimentos Didático-metodológicos
Quadro de Trabalho Semanal:

Toda semana inicia com a leitura do Quadro Semanal de Trabalho (QTS). Nele consta em que dia será estudada cada disciplina.

Não há dia fixo para cada disciplina. Acontece um rodizio entre elas, fazendo que a cada semana o estudo delas ocorra em dias diferentes. Isso implicará no não estudo de determinada disciplina eum uma determinada semana.

Revisão:

A partir da segunda aula de cada disciplina, faremos uma rápida revisão do assunto estudado na aula anterior. Esta revisão poderá ser um breve resumo, a resolução de exercícios anteriores ou a combinação de ambos.

Estudo do Livro:

De segunda a quinta, Você fará o estudo no livro da disciplina do dia, conforme previsão no Quadro de Trabalho Semanal. O livro traz os assuntos que serão abordados no dia e é o principal objeto de estudo que durante o processo de construção do conhecimento.

Videoaula:

Após a leitura livro, ainda que você tenha assimilado o conteúdo estudado, eventualmente você será convidado a assistir uma videoaula que irá contribuir muito para sua aprendizagem.

Construir Mapa Conceitual:

Mapas Conceituais são estruturas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos e organizados segundo a compreensão de quem o constrói. Você irá aprender a construir um mapas conceituais e após cada aula, você construirá seu mapa conceitual, que utilizará em suas revisões.

O uso de mapas conceituais é contribui muito para o processo de construção e retenção do conhecimento. E os maapas que você construir, deverão te acompanhar até o final do curso. Neles você colocará conceitos e fórmulas que não pode esquecer, sem a necessidade de carregar consigo uma quantidade grande de material de consulta.

Exercícios de Tiro (Execícios de Fixação):

Sempre ao final de cada aula, você terá que fazer os Exercícios Preparatório ou Exercícios de Tiropara o Tiro. Os Exercícios Preparatório para o Tiroa são exercícios de fixação conceitual e os Exercícios de Tiro são exercícios de fixação práticos, onde você aplicará os conceitos aprendidos.

Participação em fóruns e grupos de WhatsApp:

O Projeto Ordem Unida estimula a aprendizagem colaborativa e por isso, você será convidado a participar dos fóruns e dos grupos de WhatsApp de cada disciplina para conversar com o conteudista e com seus colegas, bem como compartilhar conhecimento e suas dúvidas. Lembre-se que dependendo do concurso, são cerca de 1000 vagas e nós temos apenas 100 alunos em cada curso que não são concorrentes, mas sim 100 colegas que querem entrar juntos na Escola Militar de suas Escolhas.

Marcha para o Combate:

A Marcha para o Combate é um simulado que tem por finalidade fazer com que você estabeleça ou restabeleça contato com o assunto estudado e assegure vantagens que facilitem a resolução das questões da prova.

Realizar A Marcha para o Combate consiste em resolver um conjunto de questões que permitam preservar o conhecimento construído.

Missão Manda Brasa:

Na Missão Manda brasa o você é convocado a responder questões relacionadas aos assuntos estudados, por meio de uma plataforma virtual baseada em jogos, que pode ser acessada via navegador web ou app para tablets e smartphones.